terça-feira, 12 de junho de 2012

Uma fábula



Crônica da Aninha:
" Era verão, e a cigarra vagabundeava estendida em uma folha, abanando-se preguiçosamente."Que vida boa!", pensou a cigarra. "Está um belo dia, e me sinto realmente feliz!" E olhava  com pena as lagartas e as formigas que se cansavam ao sol. _Pare de trabalhar _ disse afinal a cigarra a uma formiga _ e venha se divertir comigo! Mas a rainha das formigas disse à formiga operária para não ouvir os maus conselhos da cigarra e continuar trabalhando com suas companheiras. Enquanto o vento do outono fazia cair as últimas folhas, a cigarra continuava a cantar, e as formigas seguiam trabalhando a fim de acumular provisões para o longo inverno. 
Chegou o inverno, e a cigarra não tinha nenhum alimento para comer, nem abrigo para proteger-se do frio. " Como fui descuidada!", reprovava-se a cigarra. " Porque não recolhi provisões para o inverno como fizeram as formigas?" A cigarra já estava morrendo de fome e frio; mas algumas formigas a socorreram  e a levaram, para a sua caverna, onde todas as formigas estavam descansando, desfrutando as férias de inverno. As corajosas formigas socorreram a cigarra; tiraram-lhe as roupas molhadas e lhe deram de comer.  _ Veja como você ficou por causa de sua maluquice! _ repreendeu-a a rainha das formigas.  A cigarra pediu desculpas e prometeu não ser mais preguiçosa e insensata; e para retribuir a ajuda das formigas tocou e cantou para elas..."
Para mim, a fábula mostra a necessidade de equilíbrio entre o lazer e o trabalho, além da solidariedade e da harmonia que nasceu pelo respeito às diferenças. E qual foi a sua interpretação?

 Baseada na fábula de La Fontaine (1621/ 1695) Coleção Agrinho. Trabalho e Consumo. SENAR


2 comentários:

  1. É verdade, muitas vezes, devemos pensar no futuro para nos prevenir de possíveis dificuldades da vida. Viver o hoje sem pensar no futuro pode ser uma atitude catastrófica. O bom seria realmente conciliar os dois tempos. Muito legal esse texto!

    ResponderExcluir
  2. Olá Zélia, minha querida amiga de longe! Que saudade!
    Que penso de alguém que canta sempre, sem se imortar com o amanhã? Olha, se "amanhã Deus dará", também temos que fazer o mínimo para o assegurar! Mesmo que não o asseguremos totalmente. Mas pelo menos, tentar!
    Mas enquanto se canta, seu ma espanta...
    Terno abraço
    Volta sempre!

    ResponderExcluir

Assim nasceu 2010!

Assim nasceu 2010!
A exuberancia da natureza se manifesta em toda a sua plenitude. Feliz 2010

A metamorfose

A metamorfose
Flagrante da vida que surgirá em 2010. Que cor terá? Só sei que virá para tornar minha vida mais feliz quando pousar em meu jardim. Embora sua passagem seja breve valeu a pena esperar por esse momento. Cada ser tem sua missão aqui neste planeta e a dela é de embelezar e alegrar nossas vidas.

Nós, minha filha e eu

Nós, minha filha e eu
É maravilhoso estar perto de quem se ama!

Os mais belos versos de amor que nenhum homem escreveu. Somente feitos por Deus.

Os mais belos versos de amor que nenhum homem escreveu. Somente feitos por Deus.
Está na beleza da flor a essência do que não se vê, mas apenas se sabe que existe, o inegável , o verdadeiro mistério da criaçãol.

Pra não dizer que não falei de pássaros...

Pra não dizer que não falei de pássaros...
No beiral de minha sacada um estranho fez seu ninho. Nos dias de frio ficamos nos observando: cada um na sua. Há espaço para todos, sempre cabe mais um. E ali ficamos respeitando nossos limites a nos observar mutuamente. Já me acostumei com sua presença. Seja bem-vindo, a casa é sua...

Último luar de 2009

Último luar de 2009
A natureza é sabia!