domingo, 11 de novembro de 2012

Aniversário


Eu sabia que esse negócio de fazer aniversário todos os anos iria dar nisso: acabei envelhecendo. Às vezes, me pego pensando no que vou fazer quando crescer e me dou conta de como minhas opções diminuíram. Não tenho mais idade para ser nada.
Só me animo quando vejo uma lista de prováveis candidatos a sucessor do papa. A idade média deles é 70. ser papa é uma das poucas coisa que eu ainda posso, realisticamente, aspirar. Mas minha unica credencial é para o cargo é a idade. Não sou cardeal, não sou nem praticante.
Devo ter deixado minha fé no bolso da fatiota azul, de calças curtas, com que fiz minha primeira comunhão.E a única coisa que me lembro do evento, além da fatiota ( e da gravata prateada!) , não é a emoção de receber a hóstia e o rito eucarístico, são os doces que tinha em casa, depois. Acho que foi ali que fiz a  minha opção preferencial pela perdição.
Invejo quem tem fé, mas não posso deixar de pensar que a minha religião particular, uma espécie de panteísmo urbano ( devoção por pastéis e boas livrarias e a crença de que há um deus, sim: o deus do oboé, que além de ser um instrumento divino é o que afina todos os outros), é a única coisa sensata em meio ao que não deixa de ser - se bem examinada - uma crise mundial do monoteísmo.
Bons tempos em que, em vez de não ter mais idade, nós ainda não tínhamos idade. E sonhávamos com tudo o que viria, quando tivéssemos. Entrar em filme proibido até 14 anos. Beber e fumar. ( O importante não eram a bebida e o cigarro, era a pose que se fazia bebendo e fumando. Ficar adulto era adquirir a pose). Beijar com beijavam nos filmes - pelo menos nos proibidos até 14, já que nos proibidos até 18 ninguém sabia o que acontecia. Ficar acordado até mais  tarde. Ganhar a chave da casa. Dirigir um carro. Usar bigode.
Ainda não ter idade era ficar pinoteando no partidor, indócil, como um cavalo esperando a largada. Não ter mais idade é ficar com esta impressão  de que até um ato de revolta por tudo que não fizemos quando tínhamos idade e agora não dá mais, não seria, assim, apropriado para a nossa idade. 
Chama-se vida essa lenta transformação da frase, de ainda não ter idade para não ter mais idade. Ou de poder ser, teoricamente, tudo o que se sonasse, a poder ser, teoricamente, só papa. E por pouco tempo.

8 comentários:

  1. Eu, particularmente, achei o máximo!
    São verdades que só quem já viveu um determinado período de tempo pode fazer esta análise e ainda com um certo bom humor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Zélia tudo bem?
    Adorei esse relato!
    Obrigado por se juntar ao meu grupo de amigos!
    estarei sempre te visitando, um forte abraço e beijão!

    ResponderExcluir
  3. Querida, que bela escolha! Adoro Veríssimo porque fala as verdades sem nos deixar com a impressão de que não são verdades.Adorei.
    Bela semana1 Bjs. Eloah

    ResponderExcluir
  4. Pois Zélia, como sempre uma refelxão de alguem que sabe o que é a vida,com caminho percorrido e também o caminho que está nas curvas. Estas é que fazem pensar naa estrada...
    Sempre haverá flores nas bermas!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Quem caminha sozinho pode ate chegar mais rápido,
    mas aquele que vai acompanhado de amigos,
    com certeza chegara mais longe.
    Eu tenho certeza a amizade é tudo em nossas vidas
    mesmo na falta de tempo não posso ,
    não quero ficar sem deixar pelo menos um carinho a você.
    Foi dias difícil para mim até pensei em não voltar
    porque tenho me afastado muito nesses últimos tempos.
    Quando leio os comentários no meu blog acabo voltando
    mesmo deixando o mesmo recado em todos os blogs.
    Isso tem me atormentado muito não poder digitar como gostaria
    para cada amiga(o)um comentário diferente .
    Sendo assim deixo meu eterno carinho na esperança de um dia melhor.
    Linda semana paz e luz.
    Deus abençoe você hoje e sempre beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  6. Olá Zélia!
    Muito interessante o texto do L F Veríssimo.
    Sempre há o que questionar e avaliar na vida.
    Sem temor do que vem pela frente em qualquer idade.
    O passado é feito por degraus que subimos na escala das experiências.
    O importante é não perdermos o encanto do sorriso, saborear a vida com tudo de bom que ela nos oferece, na medida do possível, como faz o Veríssimo, tocando Oboé e lendo seus livros.
    De tempos em tempos o mundo alarga seus conhecimentos e cada um adapta-se como puder, contribuindo também com suas visões de mundo.
    Bom retorno à blogosfera, com um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Zélia, e que tudo permaneça bem contigo!


    Um pensamento interessante!
    Com intensas verdades também, e para fazer uma reflexão desta tem de ser alguém que jamais desistiu de ser feliz, e vive com intensidade todos os instantes que lhe são permitidos!

    E por cá continua sempre com postagens belas e inteligentes, e de reflexão, além das belas imagens neste teu belo espaço, parabéns e obrigado por compartilhar!

    E eu agradecido por tuas visitas gentis e amizade desejo que tenha em teu viver a felicidade intensa, abraços e até mais!


    ResponderExcluir
  8. O tempo não é um senhor tranquilo sentado na varanda... Ele tece, deixa suas marcas. Entretanto, não nos pode roubar as lembranças... Que são minhas, que são suas. O presente já não é tão grande, entretanto, não é uma parede em branco. Numa proporção maior respiramos a maravilha de viver... Ao som da voz de dentro. Beijos!

    ResponderExcluir

Assim nasceu 2010!

Assim nasceu 2010!
A exuberancia da natureza se manifesta em toda a sua plenitude. Feliz 2010

A metamorfose

A metamorfose
Flagrante da vida que surgirá em 2010. Que cor terá? Só sei que virá para tornar minha vida mais feliz quando pousar em meu jardim. Embora sua passagem seja breve valeu a pena esperar por esse momento. Cada ser tem sua missão aqui neste planeta e a dela é de embelezar e alegrar nossas vidas.

Nós, minha filha e eu

Nós, minha filha e eu
É maravilhoso estar perto de quem se ama!

Os mais belos versos de amor que nenhum homem escreveu. Somente feitos por Deus.

Os mais belos versos de amor que nenhum homem escreveu. Somente feitos por Deus.
Está na beleza da flor a essência do que não se vê, mas apenas se sabe que existe, o inegável , o verdadeiro mistério da criaçãol.

Pra não dizer que não falei de pássaros...

Pra não dizer que não falei de pássaros...
No beiral de minha sacada um estranho fez seu ninho. Nos dias de frio ficamos nos observando: cada um na sua. Há espaço para todos, sempre cabe mais um. E ali ficamos respeitando nossos limites a nos observar mutuamente. Já me acostumei com sua presença. Seja bem-vindo, a casa é sua...

Último luar de 2009

Último luar de 2009
A natureza é sabia!