terça-feira, 11 de outubro de 2011

Semana da criança

Bodoque

Dois Velhinhos.
_ O que você está fazendo?
_ Tirando a camisa.
_ Olha que a enfermeira não vai gostar...
_ Só quero ver se eu ainda sei fazer.
_ O quê?
_ Isto.
Pfaf.
_ Como se chamava isso, no seu tempo?
_ Pum sovacal.
_ Eu chamava de trombone axilar.
_ Trombone? Não tem nada a ver com trombone. Parece pum.
_ Eu não podia dizer pum.
_ Por que não? Na sua família não davam pum?
_ Davam, mas não se falava a respeito.
_ Incrível. Uma infância sem pum. Aposto também que não botavam o dedo no nariz. Tiravam meleca com cotonete.
_ Dedo no nariz podia, mas não na frente dos outros.
_ Como sua mãe chamava tirar meleca do nariz? Limpar o salão?
_ O assunto não era abordado na nossa casa.
.......................................................................
_ Bodoque. Você sabia fazer bodoque?
_ Acho que ...
Bodoque. Funda. Atiradeira.
_ Acho que não.
_ Era preciso encontrar uma forquilha perfeita. Depois prendia-se uma ponta de tira de borracha numa das pontas da forquilha, enfiava-se uma plaquinha de couro na tira de borracha e prendia-se na outra ponta da forquilha. E estava pronto o bodoque. Nunca mais me esqueci da sensação de ter um bom bodoque feito por mim nas mãos. Quer saber de uma coisa? Nunca mais tive a mesma sensação de poder . Eu já lhe contei que fui um executivo importante, não contei?
_ Várias vezes.
_ Já comandei 600 empregados. Já tive a vida de mais de mil pessoas nas minhas mãos, ou na mão que assinava os cheques. Fui um dos pró-homens da República. Aconselhei presidentes. Podia derrubar presidentes, se quisesse. E, no entanto, nunca tive sensação de poder parecida com a de segurar uma forquilha, estender a tira de borracha com uma pedra colocada na plaquinha de couro, soltar a plaquinha e derrubar, não um presidente, mas um passarinho.
_ Você matou muitos passarinhos?
_ Matei, mas isso não interessa. O importante é que eu daria tudo , tudo que ganhei na vida, para ter um bom bodoque novo nas minhas mãos. Para ter o mesmo poder.
_ Por que não procuramos uma forquilha perfeita?
_ Como?
_ Esta tarde, quando nos levarem para passear no jardim.
_ Não, não. Você acha que uma forquilha perfeita se encontra assim? Ainda mais de cadeira de rodas? Não, não. Esquece.
_ Olha, a enfermeira está vindo. Melhor botar a camisa.
_ Vamos recebê-la com um dueto de puns sovacais.
_ Você acha?
_ Vamos, vamos. Tire a camisa!
DONNA ZH 6 de Fevereiro de 2011

19 comentários:

  1. Ah! as brincadeiras eram outras.Puras ,simples e não exigiam gastos financeiros.Sempre se achava algo para se divertir.Hoje tudo mudou.Espero que nossas crianças sejam felizes quanto em outros tempos.Amei teu post!Revivi tanta coisa boa.
    Felicidades sempre Eloah

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada...Que texto lindo!

    =)

    Beijo, Zélia.

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos!
    Simplicidade, pureza e amizade = felicidade.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos a você, querida.
    ;D

    ResponderExcluir
  4. Verdade!
    Também me emociono cada vez que o leio. Há tanta coisa nele de verdadeiro, nos leva a refletir e valorizar as singelas atitudes do nosso cotidiano.
    ^.^
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah!!! Quanta coisa boa por se fazer, não é minha querida!!
    Que o tempo preserve nossa alma sempre pueril.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Um Feliz Dia das Crianças para eles e para todos os blogueiros:) Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  7. Essa semana cheio de vibrações positivas...

    Crianças, o que há de mais puro?

    ResponderExcluir
  8. Bons tempos,hoje infelizmente as nossas crianças não sabe o que é ter uma infância simples e sem muito gasto e não ser conduzido por uma máquina.
    Amiga obrigado pela visita no meu cantinho e por você nos dar tanta alegria com seus feitos.
    Um ótimo feriado.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Texto Emocionante...!!

    FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!
    Muita Luz!!

    ResponderExcluir
  10. Felicidades para este dia da padroeira do Brasil e para todas as crianças do mundo!

    ResponderExcluir
  11. Malu!
    Verdade, não deixar morrer a criança que em nós habita!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada,
    A você também, Yayá. Bom feriado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Mailson, querido
    Obrigada.
    Seja bem vindo a esse espaço que é dos amigos.
    Beijos
    ^.^

    ResponderExcluir
  14. Fênix, querida
    Obrigada pelo carinho.
    Um bom feriado a você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, querido
    Salve Nossa Senhora Aparecida, padroeira de todos os brasileiros!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Zélia querida,
    Nada mais encantador para se homenagear as crianças. Texto divertido e que nos remete à uma bela infância.
    Um beijo especial para a criança que habita em você.
    Tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, o texto nos rouba as palavras. Bom seria se todos pudessem refletir a respeito. O tempo passa rápido e o importante é vivermos os momentos bons.

    Parabéns pelo blog, simplesmente belíssimo.

    Bjo grande e abraço na alma.
    Diva L.

    ResponderExcluir
  18. Vera,querida
    Obrigada querida e retribuo com o mesmo carinho.
    :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Diva!
    Seja bem vinda, querida!
    Que bom que você gostou, obrigada pelo seu carinho.
    Beijos

    ResponderExcluir

Assim nasceu 2010!

Assim nasceu 2010!
A exuberancia da natureza se manifesta em toda a sua plenitude. Feliz 2010

A metamorfose

A metamorfose
Flagrante da vida que surgirá em 2010. Que cor terá? Só sei que virá para tornar minha vida mais feliz quando pousar em meu jardim. Embora sua passagem seja breve valeu a pena esperar por esse momento. Cada ser tem sua missão aqui neste planeta e a dela é de embelezar e alegrar nossas vidas.

Nós, minha filha e eu

Nós, minha filha e eu
É maravilhoso estar perto de quem se ama!

Os mais belos versos de amor que nenhum homem escreveu. Somente feitos por Deus.

Os mais belos versos de amor que nenhum homem escreveu. Somente feitos por Deus.
Está na beleza da flor a essência do que não se vê, mas apenas se sabe que existe, o inegável , o verdadeiro mistério da criaçãol.

Pra não dizer que não falei de pássaros...

Pra não dizer que não falei de pássaros...
No beiral de minha sacada um estranho fez seu ninho. Nos dias de frio ficamos nos observando: cada um na sua. Há espaço para todos, sempre cabe mais um. E ali ficamos respeitando nossos limites a nos observar mutuamente. Já me acostumei com sua presença. Seja bem-vindo, a casa é sua...

Último luar de 2009

Último luar de 2009
A natureza é sabia!